Bernardino Ramazzini: 390 Anos de Legado na Medicina do Trabalho


 “Qual a sua ocupação? Naquela época, que arte exerce?” Uma pergunta simples, porém, de profundo significado para a Medicina, em especial para a Medicina do Trabalho. Ramazzini foi pioneiro ao perceber, com base nas queixas de seus pacientes, que a ocupação de um indivíduo desempenha um papel crucial no desenvolvimento de enfermidades.

Para os Médicos Examinadores e do Trabalho que atuam em Clínicas de SSO, o dia 4 de outubro não é apenas uma data comemorativa; é um momento de reflexão sobre o porquê da celebração. Foi em 4 de outubro de 1633, em Carpi, Itália, que nasceu Bernardino Ramazzini. Formou-se em medicina pela Universidade de Parma e, posteriormente, pela Universidade de Pádua em 1659. Além de médico, Ramazzini foi professor, escritor, poeta e músico, e nos deixou em 5 de novembro de 1714.

Professor de medicina na Universidade de Modena desde 1682, e mais tarde na Universidade de Pádua, Ramazzini publicou em 1700 sua obra "De Morbis Artificum Diatriba", o "As Doenças dos Trabalhadores". Ele se dedicava tanto ao ensino quanto à prática clínica e à pesquisa em saúde ocupacional, baseando-se em observações diretas de seus pacientes.

No seu livro emblemático, encontramos capítulos como "Doenças dos Mineiros" e "Doenças dos Pintores", entre outros. Uma citação de Ramazzini precede o capítulo sobre os pedreiros: “Os pedreiros estão sujeitos quase às mesmas doenças dos que trabalham a cal...” Uma observação que ressoa até hoje.

Portanto, honro o Dr. Bernardino Ramazzini e seu legado inestimável para a MEDICINA DO TRABALHO. Aos examinadores, fica o conselho: dediquem um momento para conhecer verdadeiramente seu paciente. Perguntem sobre sua ocupação, responsabilidades e condições de trabalho, e estejam abertos a escutar - realmente escutar - suas histórias. Assim, continuamos a tradição iniciada por Ramazzini.

Cumprida a minha missão de trazer à luz a história da medicina ocupacional, concluo com as palavras de Oswaldo Paulino: “As lições de Ramazzini, sempre atuais, servem como um estímulo permanente...” Afinal, o trabalho em prol da saúde do trabalhador é um esforço coletivo e interdisciplinar que persiste através dos séculos."

Comentários

🌟 Postagens em Destaque: Confira as postagens mais populares.

Registros Médicos Ocupacionais: A Importância da Anamnese na Medicina do Trabalho

Sobre a DCastro Consultoria de Processos Empresarial

Transformando Desafios em Oportunidades: Inovando na Gestão de SST em Clínicas de Saúde Ocupacional